Higienização x Sanitização de Frutas, Legumes e Verduras
top of page
  • Vinícius Affonso

Higienização x Sanitização de Frutas, Legumes e Verduras

Atualizado: 22 de ago. de 2022


Para garantir a segurança, durabilidade e qualidade dos alimentos devemos, primeiro, entender quais as melhores maneiras de preservá-los. E para os alimentos que são consumidos crus, como as frutas, legumes e verduras, precisamos de atenção redobrada nos quesitos higienização e sanitização.

Por isso, vamos entender qual a diferença entre higienização e sanitização de alimentos.

  • Higienização: É o processo de remoção de resíduos orgânicos e minerais fixados à superfície dos alimentos. Um exemplo disso é retirar a terra.

  • Sanitização: Este é um processo que ocorre após a higienização e tem a função de eliminar os microrganismos, bactérias ou vírus dos alimentos, ou seja, é etapa onde garantimos a qualidade e a segurança para as pessoas que vão consumir.

Agora que a diferença está esclarecida, é importante apontarmos as formas de realizar a sanitização nas frutas, verduras, legumes e outros alimentos.

Sanitização Convencional

No caso da sanitização de alimentos, o processo mais comum é através de hipoclorito de sódio, que apesar de ser efetivo, tem algumas desvantagens como:

- Gastos com produtos químicos;

- Exige imersão de 15 minutos na solução;

- Necessário realizar o enxágue;

- Redução da durabilidade dos alimentos;

- Escoamento de água clorada para o esgoto que é uma prática nada sustentável.

Sanitização de Alimentos através de Água Ozonizada

A sanitização de alimentos por meio de imersão dos alimentos em água ozonizada é uma alternativa inteligente já que é extremamente eficaz e um processo 100% ecológico, garantindo a saúde das pessoas que manipulam e que consomem os alimentos sanitizados. Além disso, este método tem algumas vantagens como:

- Nenhum gasto com produtos químicos;

- Imersão reduzida para apenas 2 minutos (quase 90% de economia de tempo);

- Dispensa enxágue acelerando o processo;

- Aumenta a durabilidade dos alimentos;

- Processo ecologicamente correto;

Para efetuar o processo de sanitização dos alimentos com água ozonizada é necessário o uso de um aparelho gerador de ozônio, que irá transformar a água onde são imersos os alimentos, frutas, verduras e legumes em uma solução ozonizada em poucos minutos. A água ozonizada é mais potente do que o cloro ou outros produtos químicos utilizados para sanitizar alimentos.




A Linha de Sanitizadores de Alimentos Oxipower, possui modelos portáteis e o modelo profissional, ideal para estabelecimentos de alimentação fora do lar como restaurantes, cafeterias, pizzarias, churrascarias, entre outros locais que necessitam sanitizar os alimentos em larga escala.



Alguns modelos de ozonizador Oxipower são 2 em 1, ou seja, servem para ozonizar ar e água, podendo ser utilizados para a oxi-sanitização de ambientes.

Os aparelhos da Oxipower têm sua eficiência comprovada através do Laudo Virucida da Unicamp, que atestou que o ozônio gerado pelos ozonizadores Oxipower inibiu 99% das bactérias, fungos, microorganismos e partículas virais, inclusive as do coronavírus. Clique aqui e confira o laudo completo.


Faça a sanitização dos alimentos de modo eficaz, saudável e seguro. Fale com a equipe da Oxipower através dos telefones e e-mail abaixo.


Whatsapp +55 (19) 9.9617.3944 / E-mail comercial5@allkit.com.br.


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page