Ozonização de Água e Óleos
top of page
  • Foto do escritorEquipe Allkit

Ozonização de Água e Óleos


A água ozonizada é uma água com alto nível de oxigênio, gerada através de um borbulhamento de oxigênio com ozônio (mistura de gases O² e O³). O processo de ozonização de água leva, em média, 5 minutos para ser concluído, caso seja realizado com 2 a 3 litros de água.


A ozonização de água é feita utilizando ozonizadores de uso doméstico ou comerciais, que produzem ozônio através do ar ambiente ou, ainda, através de geradores de ozônio específicos para áreas de saúde, que geram ozônio à partir de oxigênio medicinal, dependendo do objetivo de utilização da água ozonizada.





Óleos ozonizados

Além da água ozonizada, também, é possível gerar óleos ozonizados através do uso de aparelhos específicos, que produzem ozônio à partir do oxigênio medicinal e contam com dispositivos adequados, como um recipiente de vidro para acondicionamento do óleo, conectado à um destruidor de resíduo de ozônio, com mangueira e difusor. Fora isso, um bom aparelho gerador de óleos ozonizados deve ter regulador de fluxo do oxigênio medicinal.


Ademais, para ozonizar 100 gramas de óleo vegetal são necessárias várias horas e o processo deve ser realizado por pessoas devidamente treinadas para a utilização dos equipamentos e ozonizadores.



Como gerar ozônio medicinal?

A produção de ozônio medicinal deve ocorrer através de oxigênio medicinal e não através do ar ambiente. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de vários gases como oxigênio (21%), nitrogênio (78%), gás carbônico (0,03%), entre outros gases (0,91%).


O oxigênio medicinal é um gás criogênico, sendo o mais utilizado dentro de um estabelecimento de saúde e, normalmente, é fornecido em cilindros de aço à pressão de 200 bar, apresentando um nível elevado de qualidade e pureza (99% de oxigênio).



Benefícios da Água e Óleos Ozonizados

Você sabia que a concentração de ozônio na água pura corresponde a cerca de 25% da concentração do gás encontrado no ar, quando está na temperatura ambiente? Isso é o suficiente para realizar uma ótima desinfecção.


Além disso, 1 grama de óleo pode absorver mais de 160 mg de ozônio, assim, se conservado frio, o óleo ozonizado é um excelente antioxidante, com poder cicatrizante e forte ação antimicrobiana, sendo estável e eficaz até 2 anos após sua produção, enquanto a água ozonizada é eficiente por algumas horas, quando, também, mantida fria. Clique aqui e veja mais benefícios do óleo ozonizado.


Tanto a água como os óleos ozonizados são poderosos desinfetantes e, ainda, aceleram a cicatrização no corpo, mediante a estimulação da proliferação celular. Em farmácias, na Europa, existem diversos produtos à base de óleos ozonizados, todos originais, registrados na EMEA (European Medicines Agency) como um produto de saúde, com a indicação de tratamento para úlceras cutâneas. Hoje, já existem muitos países onde as comunidades médicas locais apreciam a eficácia, tanto da água, como do óleo ozonizado, como ferramentas indispensáveis em unidades de cuidados para feridas crônicas.



Comparação Cloro x Água Ozonizada

Em comparação com o cloro, a água ozonizada possui uma versatilidade e efetividade muito superior. Como o cloro possui propriedades organolépticas insatisfatórias, ele está sendo, progressivamente, substituído pela água ozonizada, em grande parte, graças às recomendações da OMS, em respeito a esse assunto.


A água ozonizada é um poderoso desinfetante, mais potente do que o cloro, sendo capaz de inativar vários patógenos humanos, por exemplo, bactérias (Salmonella, Shigella, Vibrio, Campylobacter Jejuni, Yersinia Enterocolitica, Legionella, etc), várias cepas de leveduras e fungos patogênicos (Alternaria, Monilia, Rhizopus, etc).



Sanitização de Alimentos com Água Ozonizada

Outro aspecto é na prevenção de surtos de infecções intestinais. A água ozonizada pode ser utilizada como agente antimicrobiano em contato direto com frutas, verduras, legumes e outros alimentos.

Em 26 de junho de 2001, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou, formalmente, o uso de ozônio, em formas gasosas e aquosas, como um agente antimicrobiano para o tratamento, armazenamento e processamento de alimentos (fonte Rice, 2001). Clique aqui e analise a eficiência do ozônio, em comparação com o cloro, na sanitização dos alimentos.


Tratamento de Água com Ozônio

A eficácia do ozônio já foi validada por mais de 3 mil estações de tratamento municipais de água no mundo todo, incluindo em países como Espanha e França.

No Netflix, existe uma série documentária chamada “Curta Essa com Zac Efron”, uma produção de 8 episódios, onde Zac, acompanhado de Darin Olien, especialista em bem-estar, passam por diversos países, sempre com o objetivo de mostrar novas ações sustentáveis e saudáveis, no mundo afora.

Especificamente no segundo episódio, Zac e Darin vão até Paris, na França, onde obtém mais informações sobre todo o sistema de tratamento de água e abastecimento hídrico da cidade. A empresa pública EAU de Paris, responsável pelo tratamento, usa ozônio para sanitizar e garantir, gratuitamente, uma água de alta qualidade nas fontes públicas da cidade de Paris. Clique aqui e acompanhe a resenha completa sobre o episódio.



A Oxipower, fabricante brasileira de ozonizadores, possui a linha de Geradores de Ozônio Medicinais, indicados para diversas áreas de saúde e para o desenvolvimento de óleos ozonizados. A ozonioterapia é regulamentada em diversos conselhos de classes profissionais dos segmentos da saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, biomédicos, veterinários, entre outros.

Fora os aparelhos para ozonioterapia, a Oxipower possui ozonizadores das linhas de oxi-sanitizadores de ambientes e veículos, sanitizadores de frutas, legumes e verduras (alimentos), ozonizadores multifunção (uso doméstico) e os purificadores de ar. Os aparelhos Oxipower tem sua eficácia comprovada através do Laudo Virucida Unicamp, que comprovou que o ozônio gerado inibe 99% das bactérias, fungos, microorganismos e partículas virais do coronavírus. Você pode conferir o laudo completo clicando aqui.

Quer saber mais sobre os ozonizadores Oxipower? Entre em contato com nossa equipe ou fale com um dos nossos consultores através do whatsapp ou e-mail abaixo.


*Fonte: Livro Ozone, a New Medicinal Droug, Velio Bocci.


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page