A ozonioterapia na podologia
top of page
  • Foto do escritorOxipower

A ozonioterapia na podologia


Saiba como ozonioterapia pode te ajudar em doenças do pé
Ozonioterapia na podologia

A ozonioterapia utiliza o ozônio (o3) como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. Na podologia, passou-se a usar o ozônio no tratamento de micoses, feridas crônicas, pés diabéticos, unhas encravadas, fissuras de calcanhar, entre outros problemas.


Você sabe o que é Ozonioterapia? Recomendo que leia este artigo - https://bit.ly/2L5BxWj

Veja onde a ozonioterapia na podologia pode ser aplicada:


a) insuflação do ozonio nos pés;

b) imersão em água ozonizada;

c) aplicação tópica de óleos ozonizados


O ozônio tem propriedades altamente bactericidas, fungicidas e antivirais. Usado extensamente para desinfetar feridas infectadas, assim como em doenças bacterianas e virais. Sua capacidade de estimular a circulação é usada no tratamento de problemas circulatórios e na revitalização de funções orgânicas de modo geral.


O poder antimicrobiano, bactericida, fungicida e de inativação viral do ozônio auxilia na prevenção de infecções, tem efeito direto sobre diversos agentes infecciosos, dentre eles:


Enterococcus, Bacillus spp, Escherichia coli, Streptococcus spp, Listeria monocytogenes, Pseudonomas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Candida albicans, entre outros.


Pode ser empregado tanto na desinfecção de lesões infectadas, como em algumas doenças causadas por fungos, bactérias ou vírus.


A ozonioterapia tem evidências científicas no tratamento do pé diabético (pequenas lesões nos pés de diabéticos que evoluem com infecção e necrose, em geral levam à amputação de parte da perna), alcançando resultados excelentes. O diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta milhares de pessoas no mundo, muitas delas acometidas por úlceras nos pés, podendo levar à amputação dos mesmos, o que acarreta acentuado prejuízo para o paciente e para o sistema de saúde.


A ozonioterapia apresenta-se como promissora alternativa coadjuvante no tratamento dessas lesões, pois é bioxidativa com efeitos antimicrobianos e promove a neoangiogênese, processo de formação de novos vasos sanguíneos, necessário para proporcionar a cicatrização da ferida através do suprimento sanguíneo dos fibroblastos responsáveis pela síntese de colágeno, aumento local no número de fibroblastos, melhora a capacidade de transporte de oxigênio (O2) por parte dos eritrócitos, além de estimular o sistema imunológico.


Como citamos anteriormente, a ozonioterapia na podologia é realizada principalmente de formas distintas:


a) insuflação do ozônio nos pés;

b) imersão em água ozonizada (hidro-ozonioterapia)

c) aplicação tópica de óleos ozonizados


A insuflação é realizada utilizando-se bag’s (sacos plásticos). Basicamente coloca-se o pé dentro de um saco plástico, insere-se a mangueira do ozonizador no interior do saco, fecha-se o saco e liga-se o ozonizador por aproximadamente 20 minutos.


Hidro-Ozonioterapia


A imersão em água ozonizada é muito utilizada, sendo também conhecida como hidro-ozonioterapia. Nesta modalidade insere-se a mangeira do ozonizador num recipiente com água que faz a diluição do ozônio na água que banha os pés e as pernas.


Existem aparelhos específicos para hidro-ozonioterapia, devida a necessidade de pressurização para potencializar os efeitos do ozônio. Já a aplicação típica de óleos ozonizados é utilizada de forma complementar as duas primeiras formas. O oléo é um fixador do ozônio podendo retê-lo por até 30 dias, enquanto a insuflação e a hidro-ozonioterapia utilizam o ozônio produzido na hora.


Nota Importante


A Oxipower, na condição de fabricante de uma linha completa de ozonizadores de ar e água, não fornece aconselhamentos ou diagnósticos médicos, e não fazem prescrições ou reivindicam nenhum tipo de cura para qualquer tipo de doença. Pelo contrário, somos adeptos, e, reforçamos o conceito de que qualquer tipo de tratamento deve ser realizado sob orientação e acompanhamento de profissionais especializados. Através do nosso site, divulgamos informações e disponibilizamos reportagens, pesquisas e vídeos elaborados por especialistas, conteúdo esse de domínio público, disponível em veículos de comunicação.


Sempre divulgamos a fonte para garantir os créditos dos autores e proporcionar que os interessados possam pesquisá-los na íntegra.


Divulgamos, também, informações e estudos elaborados em outros países, onde a utilização do ozônio é ampla e consolidada. A exemplo dos EUA, onde o FDA (A Food and Drug Administration é uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) aprova e recomenda a utilização da água ozonizada para sanitização de frutas, verduras, legumes e outros alimentos.


Bem como publicações de Cuba, Rússia, Espanha e Alemanha, onde a ozonioterapia é regulamentada, aprovada e muito utilizada.
6.317 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page